SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número64“NO SOY OBLIGADO A SER CULT”: EL #MUSEOdeMEMES COMO ESPACIO DE EDUCACIÓN, INNOVACIÓN Y DIVULGACIÓN CIENTÍFICAFUENTES DE LA AUTOEFICACIA COMPUTACIONAL DEL PROFESOR COMO CAMINO HACIA LA INNOVACIÓN PEDAGÓGICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SANTOS, Gilberto Lacerda dos. EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: EM BUSCA DO INTERATIVISMO COLABORATIVO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.226-240.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p226-240.

Interagir e colaborar: palavras-chave incontornáveis para os novos contextos educativos delimitados por Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE). Neste artigo, apresentamos relato de uma abordagem empírica, sob a forma de uma pesquisa de síntese, realizada junto a estudantes e professores do ensino fundamental, com foco nas seguintes questões: como devem evoluir as relações educativas colaborativas mediadas por TICE? Quais as vias de inovação educativa proporcionadas pelas redes sociais? Como novas modalidades de ensino, como o e-learning, podem promover interações do indivíduo com seu contexto? Que ressignificações são necessárias na educação formal dada a cultura imagética emergente? Que transposição didática pode subsidiar a integração de TICE na educação? Os resultados apontam para a necessidade de se avançar na formatação de uma teoria de ensino-aprendizagem suscetível de abarcar novas formas de ensinar e de aprender delimitadas pela trilogia educação-tecnologias-inovação.

Palabras clave : tecnologias digitais de informação; comunicação e expressão; teorias de ensino-aprendizagem; interatividade colaborativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )