SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue64TECHNOLOGIES AND PEDAGOGICAL COMMUNICATION: IN SEARCH OF COLLABORATIVE INTERACTIVISMYOUTH IN FOCUS: DIVERSITY IN THE PROFILE OF SUBSEQUENT TECHNICAL COURSE STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

SANTOS, Elis Renata de Britto. FONTES DE AUTOEFICÁCIA COMPUTACIONAL DOCENTE COMO CAMINHO PARA A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.241-264.  Epub Mar 19, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p241-264.

O artigo propõe um estudo sobre a relação entre autoeficácia computacional docente e o uso das tecnologias digitais no ensino. Pautada nos ensinamentos de Albert Bandura sobre crenças de autoeficácia, essa investigação tem por objetivo analisar como as fontes de autoeficácia computacional docente podem contribuir para fortalecer a confiança do professor da Educação Básica. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida entre 2014 e 2016 em 8 escolas municipais do Rio de Janeiro, entrevistando 64 professores. Os resultados indicam que as fontes experiência direta, experiência vicária e persuasão social foram as mais expressivas no fortalecimento da crença de autoeficácia. Por outro lado, os estados emocionais percebidos como ansiedade e dúvida enfraqueceram essa mesma crença. Conclui-se que as fontes de informação representam um caminho significativo para a inovação pedagógica explorando o potencial disruptivo da tecnologia.

Keywords : autoeficácia computacional docente; artefato cultural; inovação pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )