SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número64TECNOLOGÍAS Y COMUNICACIÓN PEDAGÓGICA: EN BUSCA DEL INTERACTIVISMO COLABORATIVOJUVENTUD EN FOCO: DIVERSIDAD EN EL PERFIL DE LOS ALUMNOS DE CURSOS TÉCNICOS POSTERIORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SANTOS, Elis Renata de Britto. FONTES DE AUTOEFICÁCIA COMPUTACIONAL DOCENTE COMO CAMINHO PARA A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.241-264.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p241-264.

O artigo propõe um estudo sobre a relação entre autoeficácia computacional docente e o uso das tecnologias digitais no ensino. Pautada nos ensinamentos de Albert Bandura sobre crenças de autoeficácia, essa investigação tem por objetivo analisar como as fontes de autoeficácia computacional docente podem contribuir para fortalecer a confiança do professor da Educação Básica. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida entre 2014 e 2016 em 8 escolas municipais do Rio de Janeiro, entrevistando 64 professores. Os resultados indicam que as fontes experiência direta, experiência vicária e persuasão social foram as mais expressivas no fortalecimento da crença de autoeficácia. Por outro lado, os estados emocionais percebidos como ansiedade e dúvida enfraqueceram essa mesma crença. Conclui-se que as fontes de informação representam um caminho significativo para a inovação pedagógica explorando o potencial disruptivo da tecnologia.

Palabras clave : autoeficácia computacional docente; artefato cultural; inovação pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )