SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número64EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: EM BUSCA DO INTERATIVISMO COLABORATIVOJUVENTUDE EM FOCO: A DIVERSIDADE NO PERFIL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

SANTOS, Elis Renata de Britto. FONTES DE AUTOEFICÁCIA COMPUTACIONAL DOCENTE COMO CAMINHO PARA A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.241-264.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p241-264.

O artigo propõe um estudo sobre a relação entre autoeficácia computacional docente e o uso das tecnologias digitais no ensino. Pautada nos ensinamentos de Albert Bandura sobre crenças de autoeficácia, essa investigação tem por objetivo analisar como as fontes de autoeficácia computacional docente podem contribuir para fortalecer a confiança do professor da Educação Básica. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida entre 2014 e 2016 em 8 escolas municipais do Rio de Janeiro, entrevistando 64 professores. Os resultados indicam que as fontes experiência direta, experiência vicária e persuasão social foram as mais expressivas no fortalecimento da crença de autoeficácia. Por outro lado, os estados emocionais percebidos como ansiedade e dúvida enfraqueceram essa mesma crença. Conclui-se que as fontes de informação representam um caminho significativo para a inovação pedagógica explorando o potencial disruptivo da tecnologia.

Palavras-chave : autoeficácia computacional docente; artefato cultural; inovação pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )