SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número64JUVENTUD EN FOCO: DIVERSIDAD EN EL PERFIL DE LOS ALUMNOS DE CURSOS TÉCNICOS POSTERIORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

PANTOJA, Leandro de Freitas  y  CUSTODIO, Elivaldo Serrão. EDUCAÇÃO DO CAMPO E SEUS REFLEXOS NO CONTEXTO AMAPAENSE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.286-303.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p286-303.

O presente trabalho tem por objetivo trazer reflexões acerca da educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense, mais precisamente sobre o Distrito do Anauerapucu localizado na zona rural de Santana-AP, com destaque para a Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho. A investigação orientou-se no paradigma qualitativo, através do método de abordagem indutiva, bem como através de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram observações in situ, registros fotográficos e diálogos informais - alunos, professores e moradores locais mais antigos - como forma de investigação. Os resultados revelam certo distanciamento entre o discurso, teorias e ações no espaço escolar. As questões que norteiam o debate sobre Educação do Campo não têm ecoado no seio da comunidade, assim como há uma extrema necessidade de fomento de políticas públicas na formação continuada de professores, estrutura física adequada, bem como material didático específico.

Palabras clave : distrito de Anauerapucu; educação do campo; escola estadual Francisco de Oliveira Filho; Santana-AP.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )