SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número64JUVENTUDE EM FOCO: A DIVERSIDADE NO PERFIL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

PANTOJA, Leandro de Freitas  e  CUSTODIO, Elivaldo Serrão. EDUCAÇÃO DO CAMPO E SEUS REFLEXOS NO CONTEXTO AMAPAENSE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.286-303.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p286-303.

O presente trabalho tem por objetivo trazer reflexões acerca da educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense, mais precisamente sobre o Distrito do Anauerapucu localizado na zona rural de Santana-AP, com destaque para a Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho. A investigação orientou-se no paradigma qualitativo, através do método de abordagem indutiva, bem como através de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram observações in situ, registros fotográficos e diálogos informais - alunos, professores e moradores locais mais antigos - como forma de investigação. Os resultados revelam certo distanciamento entre o discurso, teorias e ações no espaço escolar. As questões que norteiam o debate sobre Educação do Campo não têm ecoado no seio da comunidade, assim como há uma extrema necessidade de fomento de políticas públicas na formação continuada de professores, estrutura física adequada, bem como material didático específico.

Palavras-chave : distrito de Anauerapucu; educação do campo; escola estadual Francisco de Oliveira Filho; Santana-AP.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )