SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue65THE CRITICAL RELATIONSHIP BETWEEN PEDAGOGICAL INNOVATION AND EMERGENCY REMOTE TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

NONATO, Emanuel do Rosário Santos  and  CAVALCANTE, Társio Ribeiro. CULTURA DIGITAL, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS LIÇÕES DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.19-19.  Epub Oct 25, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p19-41.

A inserção da cultura digital na vida escolar implica a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação. A experiência do Ensino Remoto Emergencial na pandemia da COVID-19 desvelou a fragilidade dessa formação continuada dos docentes da Educação Básica no Brasil. Por meio de um Survey com 375 docentes, esta pesquisa cruzou a experiência prévia com tecnologias na Educação, a formação continuada para uso dessas tecnologias e os dados do Ensino Remoto Emergencial. O estudo demonstrou que a experiência docente com tecnologias educacionais desconexas daquelas demandadas pelo Ensino Remoto Emergencial constituiu-se no fator mais relevante para a construção das estratégias pedagógicas durante a pandemia.

Keywords : Cultura Digital; Formação Continuada; Tecnologia Educacional; Ensino Remoto Emergencial; COVID-19.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )