SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número65CULTURA DIGITAL, EDUCACIÓN REMOTA DE EMERGENCIA Y EDUCACIÓN CONTÍNUA DE PROFESORES DE LA EDUCACIÓN BÁSICA: LAS LECCIONES DE LA PANDEMIA DE COVID-19EDUCACIÓN INFANTIL ANTE LOS RIESGOS DEL COVID -19: DILEMAS Y RETOS EDUCATIVOS PARA BEBÉS Y NIÑOS PEQUEÑOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

VIEIRA, Débora  y  PISCHETOLA, Magda. A RELAÇÃO CRÍTICA ENTRE A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.42-58.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p42-58.

Este artigo apresenta uma apuração sobre a relação entre inovação pedagógica e ensino remoto emergencial. Apresenta uma apuração sobre a transladação das aulas presenciais para o formato remoto, que aconteceu por causa da pandemia gerada pelo Covid-19. O estudo é de caráter qualitativo e exploratório, com aplicação de questionários aos docentes que estão lecionando remotamente, sendo a amostra não probabilística. Em duas etapas distintas, usando a metodologia “bola de neve”, produzimos dados para análise. A primeira etapa teve como ênfase a inovação pedagógica e a segunda foi direcionada para a avaliação no ensino remoto emergencial. Os resultados apontam que a maior parte dos docentes apenas transladou a sua metodologia para o formato online, ainda que a maioria tenha feito um replanejamento das suas aulas. Conclui-se que ainda é necessário aprofundar a relação entre tecnologias e inovação das práticas pedagógicas.

Palabras clave : aula online; ensino remoto; inovação pedagógica; tecnologia; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )