SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número65A RELAÇÃO CRÍTICA ENTRE A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIALDESIGUALDADES, MUDANÇAS E CONTINUIDADES NAS TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS EM SALTA (ARGENTINA) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

OLIVEIRA, Raiza Fernandes Bessa de  e  SOMMERHALDER, Aline. A EDUCAÇÃO INFANTIL DIANTE DOS RISCOS DA COVID-19: DILEMAS E DESAFIOS EDUCACIONAIS PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.59-74.  Epub 25-Out-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p59-74.

Desde o início de 2020, o mundo tem passado por demandas emergenciais devido à disseminação do novo coronavírus, exigindo medidas diversas, como a implementação de medidas de distanciamento social e a suspensão de atendimento presencial nas escolas. Frente a esse cenário, muito se tem visto e discutido a respeito da Educação Infantil, sendo preocupante a adoção de práticas escolarizantes, preparatórias e, muitas vezes, excludentes, por meio de propostas de atividades não presenciais. Este estudo caracteriza-se como estudo de caso, cujo objetivo é discutir e analisar ações e documentos de um programa educacional municipal implementado no contexto de pandemia, abordando dilemas e desafios, assim como possibilidades de trabalho. Consideramos que os recursos tecnológicos e digitais podem se configurar como ferramentas potentes de apoio, de comunicação, de diálogo e de estreitamento de vínculos entre os diferentes sujeitos envolvidos na educação e no cuidado de bebês e crianças pequenas. No entanto, é preciso ter atenção, intencionalidade e reconhecimento das limitações, de modo a não aprofundar as desigualdades educacionais, retroceder nas conquistas de direitos e modos de fazer a educação da infância.

Palavras-chave : Educação Infantil; educação da infância; Educação a Distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )