SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número65EDUCACIÓN INFANTIL ANTE LOS RIESGOS DEL COVID -19: DILEMAS Y RETOS EDUCATIVOS PARA BEBÉS Y NIÑOS PEQUEÑOSENSEÑANZA REMOTA PARA QUIÉN? LOS CAMPESINOS EN EL (DES) CONTEXTO DE LAS POLÍTICAS DE INCLUSIÓN DIGITAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

CHACHAGUA, María Rosa. DESIGUALDADES, MUDANÇAS E CONTINUIDADES NAS TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS EM SALTA (ARGENTINA) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.75-87.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p75-87.

Salta é uma das províncias do NOA (Noroeste da Argentina) que apresenta os dados mais alarmantes sobre a desigualdade da região, em termos de desemprego, pobreza infantil, desnutrição e feminicídios (AUTOR, 2019). A desigualdade socioeconômica preexistente foi aprofundada no contexto da pandemia provocada pelo COVID-19 desde o início de 2020, e impactou fortemente o campo educacional, tanto no acesso (dispositivos tecnológicos e conectividade) quanto nos processos de ensino-aprendizagem. Portanto, as trajetórias educacionais foram afetadas e modificadas, especialmente nos setores mais vulneráveis. Este artigo se propõe a problematizar as desigualdades educacionais e digitais em uma escola rural da província de Salta, levando em consideração o contexto geral. Este caso será abordado a partir de uma perspectiva metodológica qualitativa (Rist, 1977), pois é indutivo e segue um desenho de pesquisa flexível; Para isso, entrevistou vários trabalhadores da instituição para que prestassem contas da situação de transformação e dos desafios educacionais que tiveram de enfrentar devido à pandemia. Além disso, alguns dados foram retirados da Pesquisa Domiciliar Permanente (EPH), e outros materiais relevantes para descrever o contexto educacional e o acesso às TIC em Salta.

Palabras clave : Tecnologias educacionais - desigualdades - Ruralidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )