SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número65A EDUCAÇÃO INFANTIL DIANTE DOS RISCOS DA COVID-19: DILEMAS E DESAFIOS EDUCACIONAIS PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENASENSINO REMOTO PARA QUEM? OS CAMPONESES NO (DES)CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

CHACHAGUA, María Rosa. DESIGUALDADES, MUDANÇAS E CONTINUIDADES NAS TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS EM SALTA (ARGENTINA) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.75-87.  Epub 25-Out-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p75-87.

Salta é uma das províncias do NOA (Noroeste da Argentina) que apresenta os dados mais alarmantes sobre a desigualdade da região, em termos de desemprego, pobreza infantil, desnutrição e feminicídios (AUTOR, 2019). A desigualdade socioeconômica preexistente foi aprofundada no contexto da pandemia provocada pelo COVID-19 desde o início de 2020, e impactou fortemente o campo educacional, tanto no acesso (dispositivos tecnológicos e conectividade) quanto nos processos de ensino-aprendizagem. Portanto, as trajetórias educacionais foram afetadas e modificadas, especialmente nos setores mais vulneráveis. Este artigo se propõe a problematizar as desigualdades educacionais e digitais em uma escola rural da província de Salta, levando em consideração o contexto geral. Este caso será abordado a partir de uma perspectiva metodológica qualitativa (Rist, 1977), pois é indutivo e segue um desenho de pesquisa flexível; Para isso, entrevistou vários trabalhadores da instituição para que prestassem contas da situação de transformação e dos desafios educacionais que tiveram de enfrentar devido à pandemia. Além disso, alguns dados foram retirados da Pesquisa Domiciliar Permanente (EPH), e outros materiais relevantes para descrever o contexto educacional e o acesso às TIC em Salta.

Palavras-chave : Tecnologias educacionais - desigualdades - Ruralidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )