SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número65ENSEÑANZA REMOTA PARA QUIÉN? LOS CAMPESINOS EN EL (DES) CONTEXTO DE LAS POLÍTICAS DE INCLUSIÓN DIGITALLA ENSEÑANZA DE HISTORIA EN TIEMPOS DE ENSEÑANZA REMOTA DE EMERGENCIA: METODOLOGÍA, EVALUACIÓN Y REFLEXIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

CONTRERAS-ESPINOSA, Ruth Sofia  y  EGUIA-GOMEZ, Jose Luis. DISCORD COMO PLATAFORMA VIRTUAL DE ENSINO ONLINE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.106-120.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p106-120.

A pandemia COVID-19 obrigou as autoridades espanholas a declarar estado de alarme e suspender o ensino presencial, razão pela qual foram necessárias novas iniciativas para responder à procura educacional. Este estudo descreve a experiência de 20 professores da Escola de Novas Tecnologias Interativas da Universidade de Barcelona durante os primeiros meses de ensino digital com a plataforma Discord. O Discord permite que você crie várias sequências de classes, reduza a carga do sistema e pode ser usado em várias plataformas e dispositivos com poucos recursos. Por meio de observação de aulas, entrevistas e uma revisão da literatura, estudamos (1) as competências de ensino online dos professores antes da pandemia; (2) o uso de Discord e técnicas de ensino; (3) os problemas detectados e (4) suas recomendações. Os resultados podem ajudar outros professores a organizar o ensino online em contextos críticos com o Discord como uma plataforma de ensino virtual.

Palabras clave : ensino online; aprendizagem; pandemia; COVID-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )