SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número65ENSINO REMOTO PARA QUEM? OS CAMPONESES NO (DES)CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITALENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: METODOLOGIA, AVALIAÇÃO E REFLEXÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

CONTRERAS-ESPINOSA, Ruth Sofia  e  EGUIA-GOMEZ, Jose Luis. DISCORD COMO PLATAFORMA VIRTUAL DE ENSINO ONLINE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.106-120.  Epub 25-Out-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p106-120.

A pandemia COVID-19 obrigou as autoridades espanholas a declarar estado de alarme e suspender o ensino presencial, razão pela qual foram necessárias novas iniciativas para responder à procura educacional. Este estudo descreve a experiência de 20 professores da Escola de Novas Tecnologias Interativas da Universidade de Barcelona durante os primeiros meses de ensino digital com a plataforma Discord. O Discord permite que você crie várias sequências de classes, reduza a carga do sistema e pode ser usado em várias plataformas e dispositivos com poucos recursos. Por meio de observação de aulas, entrevistas e uma revisão da literatura, estudamos (1) as competências de ensino online dos professores antes da pandemia; (2) o uso de Discord e técnicas de ensino; (3) os problemas detectados e (4) suas recomendações. Os resultados podem ajudar outros professores a organizar o ensino online em contextos críticos com o Discord como uma plataforma de ensino virtual.

Palavras-chave : ensino online; aprendizagem; pandemia; COVID-19.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )