Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194
Resumen
COSTA, Maria Adélia da. COREOGRAFIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.156-173. Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p156-173.
O texto apresenta o resultado de uma pesquisa descritiva e qualitativa, realizada em um curso de formação contínua de professores da educação profissional e tecnológica, para o trabalho docente no ensino remoto. O objetivo foi identificar coreografias de aprendizagem inovadoras, mediadas pelas tecnologias digitais. Foram convidados, por e-mail, a participar dessa pesquisa 86 professores que haviam concluído o curso promovido pela Escola de Desenvolvimento de Servidores, de uma instituição pública federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, cuja coleta dos dados consistiu na participação da pesquisadora em quatro encontros síncronos do curso e na aplicação de um formulário on-line para a complementação dos resultados, visando ao alcance do objetivo proposto. Além disso, consultou-se os materiais didáticos como os portfólios dos alunos, os diálogos e todos os arquivos postados na turma virtual do Google Classroom, uma vez que, devido ao isolamento social, o curso foi assíncrono com momentos síncronos. Para os momentos síncronos utilizou-se a plataforma da Microsoft Teams. As análises indicam que houve um aprendizado docente em relação ao uso das tecnologias digitais para a elaboração de coreografias favoráveis a uma aprendizagem mais ativa, autônoma e inovadora.
Palabras clave : formação de professores; prática de ensino; educação profissional; tecnologia digital.