SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue65LEARNING CHOREOGRAPHIES IN EMERGENCY REMOTE TEACHING: TEACHER TRAINING FOR VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATIONEMERGENCY REMOTE TEACHING, YOUTH AND BNCC: TEACHING AND LEARNING PROCESS AT HIGH SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

REIS, Darianny Araújo dos  and  NEGRAO, Felipe da Costa. O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: DO CURRÍCULO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.174-187.  Epub Oct 25, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p174-187.

O presente artigo reflete como as Tecnologias Digitais (TD) podem contribuir para ressignificar o fazer docente em contextos de ensino e aprendizagem, pois, ao mesmo tempo em que causam expectativas por representar o “novo”, em contrapartida, provocam tensões em relação à prática educativa, no que tange, especialmente, às formas de apropriação e implementação por parte do docente, individualmente ou pela adesão de um projeto coletivo. Com as repentinas mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19, a utilização das TD, a fim de que as aulas prosseguissem, tornou-se imperativa, da educação básica ao ensino superior. A análise empreendida está suportada na pesquisa bibliográfica, na qual buscou privilegiar o levantamento de estudos voltados à relação entre o ensino remoto, o currículo e a prática pedagógica. Como resultados apontamos que a apropriação pedagógica das TD se impõe como um dos desafios à ação docente e à sua agência como decisor curricular, especialmente com o ensino remoto, bem como exige a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades técnicas e pedagógicas para o melhor aproveitamento das tecnologias em razão, particularmente, das aprendizagens e formação dos estudantes.

Keywords : tecnologias digitais; ensino remoto; formação do professor; prática pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )