SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue65THE PEDAGOGICAL USE OF DIGITAL TECHNOLOGIES: FROM THE CURRICULUM TO TEACHER TRAINING IN PANDEMIC TIMESTRAINING JOURNEYS MEDIATED BY DIGITAL TECHNOLOGIES IN HIGHER EDUCATION: CONTRIBUTIONS TO THINKING ABOUT ASYNCHRONOUS ACTIVITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

CASAGRANDE, Ana Lara  and  ALONSO, Katia Morosov. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, JUVENTUDE E BNCC: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.188-200.  Epub Oct 25, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p188-200.

Este artigo problematiza o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio, em face da construção do Documento de Referência Curricular para Mato Grosso para a etapa e do ensino remoto, estratégia frente à recomendação de distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19. Por meio da abordagem qualitativa do método pesquisa documental, com triangulação de fontes, aborda-se a conectividade da juventude, público-alvo do Ensino Médio, em contraposição às dificuldades observadas no ensino remoto e o percurso de construção do referencial curricular do Ensino Médio no estado de Mato Grosso, situando-o como parte dos desafios do período pós-pandemia, dadas as alterações que congrega. Constatamos a necessidade de debater investimento em educação pública, situar a aprendizagem do jovem como foco das preocupações curriculares no período pós-pandemia, na ótica de priorizar seu aprendizado e não retroceder quanto às metas fundamentais postas no Plano Nacional de Educação.

Keywords : Ensino remoto; Juventude; Ensino Médio; Referência curricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )