SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número65ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, JUVENTUDE E BNCC: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIOTECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE NA OBRA DE PAULO FREIRE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

MILL, Daniel; OLIVEIRA, Achilles Alves de  e  FERREIRA, Marcello. JORNADAS FORMATIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: APORTES PARA PENSAR ATIVIDADES ASSÍNCRONAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.201-224.  Epub 25-Out-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224.

O objetivo central deste artigo é fomentar reflexões e iniciativas pedagógicas no ensino superior, adequadas - mas não restritas - ao contexto educacional induzido pelo momento pandêmico iniciado em 2020. Para isso, é analisada uma possível configuração para atividades pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), numa perspectiva de aprendizagem/sala de aula invertida, híbrida, ativa e significativa. A experiência articulou atividades síncronas (webconferências) e assíncronas (AVA); por escopo e amplificação, o presente esforço propositivo volta-se à análise e discussão da organização e de impressões de docentes e estudantes acerca dos recursos de mediação desenvolvidos. Como resultado, são apresentados alguns aportes para pensar, realizar e qualificar atividades pedagógicas assíncronas, coerentemente com jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais, tem ocorrido nesses tempos de pandemia.

Palavras-chave : educação a distância; ambiente virtual de aprendizagem; processo de ensino-aprendizagem; aprendizagem significativa; pandemia de Covid-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )