SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número65RECORRIDOS FORMATIVOS MEDIADOS POR TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: APORTES PARA PENSAR LAS ACTIVIDADES ASINCRÓNICASEDUCACIÓN Y TECNOLOGÍAS CONTEMPORÁNEAS: NARRATIVAS DIGITALES DE JÓVENES EN VIDEOCARTAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

ADAMS, Telmo. TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE NA OBRA DE PAULO FREIRE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.226-242.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p226-242.

Este artigo visa a analisar o aporte de Paulo Freire para embasar a reflexão crítica sobre a tecnologia, entendida como o conjunto de técnicas e sua relação com a educação. No atual contexto, entende-se que um dos grandes desafios do campo educacional está na compreensão crítica da relação entre tecnologias e educação. Como método, utilizou-se a revisão bibliográfica e a análise de conteúdo de 15 de suas obras, com seleção de ideias centrais de Freire sobre o tema. Entre as contribuições do autor, estão: a denúncia do falso dilema entre humanismo-tecnologia; a crítica ao tecnicismo, à ideologização, ao pragmatismo neoliberal; e a necessária vigilância ética frente ao utilitarismo consumista que domina a ciência e a tecnologia, na lógica do mercado capitalista. Conclui-se que as contribuições do autor continuam extremamente válidas para o campo da educação, sobretudo as obras que subsidiam critérios éticos.

Palabras clave : tecnologia; Paulo Freire; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )