SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue65TECHNOLOGIES AND EDUCATION: CONTRIBUTIONS TO THE DEBATE IN PAULO FREIRE’S WORKDIGITAL CULTURE AND THE TEACHING OF LITERATURE: POSSIBILITIES AND CONSIDERATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de  and  LEIRO, Augusto Cesar Rios. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS: NARRATIVAS DIGITAIS DE JOVENS EM VÍDEO-CARTAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.243-260.  Epub Oct 25, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p243-260.

O artigo em revista é um recorte de uma pesquisa em curso e elege as narrativas digitais, as vídeo-cartas e as juventudes como categorias teóricas centrais. Intenta analisar as repercussões das vídeo-cartas produzidas por jovens no âmbito da educação. A escrita em tela inicialmente descreve quatro projetos de vídeo-cartas de jovens e discute suas formas de expressão mediadas pela tecnologia. A trilha metodológica contou com uma revisão de literatura sobre narrativas digitais, vídeo-cartas e projetos de vídeo-cartas. Os resultados da revisão de literatura deste artigo revelam que a produção acadêmica sobre narrativas digitais e vídeo-cartas são recentes no Brasil, como os estudos Kieling (2012), Rodrigues (2020), Ruiz (2009) e Dultra (2018). Quanto aos projetos analisados, as vídeo-cartas mostraram que as narrativas digitais dos jovens, tomados aqui como sujeitos históricos e singulares (LEIRO, 2004), trazem reflexões subjetivas sobre suas vidas, concorrem para ressignificação das cartas tradicionais e indicam novos tempos no entrecruzamento da educação com as tecnologias contemporâneas.

Keywords : Educação; Comunicação; Juventudes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )