SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue65EDUCATION AND CONTEMPORARY TECHNOLOGIES: DIGITAL NARRATIVES FOR YOUNG PEOPLE IN VIDEO-LETTERSDIGITAL LITERATURE FOR CHILDREN: FROM BRAZILIAN PRODUCTION TO CHILDREN’S READING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

MENDES, Nataniel  and  SILVA, Elizabeth Corrêa da. CULTURA DIGITAL E ENSINO DE LITERATURA: POTÊNCIAS E PONDERAÇÕES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.261-280.  Epub Oct 25, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p261-280.

Neste trabalho objetivamos refletir criticamente sobre as interseções entre cultura digital e o ensino de literatura. Por meio da netnografia e da revisão bibliográfica, apresentamos algumas possibilidades para o trabalho em torno dos textos literários. Essas possibilidades são cotejadas com a análise de enunciados presentes na Netflix, YouTube e Twitter. Esse movimento resulta em ponderações necessárias ao exercício da docência, que são discutidas nesta investigação a partir do conceito de reificação.

Keywords : cultura digital; ensino-aprendizagem; literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )