SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número65CULTURA DIGITAL Y ENSEÑANZA DE LITERATURA: POTENCIAS Y PONDERACIONESRELACIÓN ENTRE LA FORMACIÓN DOCENTE Y LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES: UN ESTUDIO EN LA EDUCACIÓN SECUNDARIA PORTUGUESA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

VILELA, Rafaela  y  CORSINO, Patricia. LITERATURA INFANTIL DIGITAL: DA PRODUÇÃO BRASILEIRA À LEITURA DE CRIANÇAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.281-301.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p281-301.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivos divulgar a produção de literatura infantil digital no Brasil e discutir esse novo modo de fazer e de ler literatura. Para isso foram realizadas: i) pesquisas em sites de editoras, livrarias virtuais e na categoria “infantil digital” do Prêmio Jabuti (2015 a 2017) e ii) análises de três aplicativos literários: “Pequenos grandes contos de verdade”, “Quanto bumbum!” e “Mãos mágicas” em diálogo com ações propositivas de leitura realizadas com um grupo de crianças de 5 e 6 anos de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. Apesar do pouco espaço no mercado editorial brasileiro, a pesquisa evidenciou a literatura infantil digital como uma produção artística potente, cujo acesso coletivo planejado foi capaz de amplificar as ações de leitura na escola e de contribuir para a formação literária de crianças e professores.

Palabras clave : literatura infantil digital; aplicativos literários; leitura literária; educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )