SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue65DIGITAL LITERATURE FOR CHILDREN: FROM BRAZILIAN PRODUCTION TO CHILDREN’S READINGVIRTUAL DIARY AS A (CYBER)TRAINING SPACE AND MOVEMENT OF PRAXIS IN PEDAGOGY UNDERGRADUATION COURSE AT UNEB author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

DIAS-TRINDADE, Sara  and  FERREIRA, António Gomes. RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTUDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PORTUGUESA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.302-317.  Epub Oct 25, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p302-317.

As competências digitais são fundamentais para uma cidadania plena e a Escola é o espaço onde estas competências se podem desenvolver. Para tal, é necessário que os docentes tenham formação adequada para poderem integrar pedagogicamente a tecnologia nas suas práticas. O estudo apresentado, de teor quantitativo, foca-se no cruzamento entre os resultados do questionário de autoavaliação de competências digitais docentes - DigCompEdu CheckIn - aplicado a 219 professores portugueses, que responderam a um segundo questionário sobre a sua formação inicial para o uso de tecnologia. Os resultados mostram a quase inexistência de preparação para a integração da tecnologia na escola e que é o interesse por mais formação que tem capacitado os docentes para aquele que ainda é um nível médio de competência digital - B1, Integrador - que caracteriza os docentes como tendo alguma experiência, mas precisando de mais formação para se sentirem mais capazes de integrar a tecnologia em práticas pedagógicas inovadoras.

Keywords : Formação de Professores; Educação Básica; Portugal; Informática e Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )