SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue65RELATION BETWEEN TEACHER TRAINING AND DIGITAL TECHNOLOGIES: A STUDY IN PORTUGUESE SECONDARY EDUCATIONLEARNING ANALYTICS APPLIED TO DISTANCE INITIAL TRAINING FOR PEDAGOGUES IN THE SCHOOL MANAGEMENT AREA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

ANECLETO, Úrsula Cunha; SILVA, Obdália Santana Ferraz  and  SILVA, Ediluzia Pastor da. DIÁRIO VIRTUAL COMO ESPAÇO (CIBER) FORMATIVO E MOVIMENTO DE PRÁXIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEB. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.318-337.  Epub Oct 25, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p318-337.

Este artigo apresenta resultado de prática (ciber)formativa com graduandos do curso de Pedagogia, na modalidade presencial, tendo como objeto de estudo a reflexão desses sujeitos sobre a construção de práxis educativa, mediada por ambiente virtual de aprendizagem. Objetiva problematizar ações discursivas apresentadas pelos futuros professores da Educação Básica, ao vivenciarem a (ciber)formação, ao levar em conta aspectos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdos disciplinares, que fazem parte da organização dos cursos virtuais. Metodologicamente, situa-se como uma pesquisa-formação, tendo como dispositivo para a construção de informações o diário virtual, uma das interfaces do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Com este estudo, ratificamos a importância da realização de práticas formativas sobre a Educação online, como um movimento de práxis, também em cursos de modalidade presencial, ao considerar a atuação do futuro docente no ciberespaço.

Keywords : Diários virtuais; Educação online; Cibercultura; Racionalidade comunicativa; Pesquisa-formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )