SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue65VIRTUAL DIARY AS A (CYBER)TRAINING SPACE AND MOVEMENT OF PRAXIS IN PEDAGOGY UNDERGRADUATION COURSE AT UNEBTEACHER TRAINING AND KNOWLEDGE ABOUT HIGH-ABILITY STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

GONCALVES, Marluce Torquato Lima  and  NUNES, João Batista Carvalho. ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM APLICADA À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO A DISTÂNCIA NA ÁREA DA GESTÃO ESCOLAR. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.338-354.  Epub Oct 25, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p338-354.

A analítica da aprendizagem (learning analytics) é um campo de pesquisa ainda em estádio inicial na América Latina, inclusive no Brasil. O artigo estabelece um modelo preditivo, com base na analítica da aprendizagem, para auxiliar no acompanhamento do desempenho dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade de educação a distância, de uma universidade localizada no Estado do Ceará (Brasil) e participante do Sistema UAB, no tocante à formação na área da gestão escolar. Adotou-se o método estatístico, mediante a aplicação da técnica de regressão logística multinomial a categorias de ações realizadas no Moodle por 274 estudantes em duas disciplinas da área da gestão escolar, distribuídos em sete polos. Os resultados evidenciaram categorias de ações que interferem diretamente no desempenho do aluno, seja para ser aprovado, reprovado por nota ou por falta, revelando a necessidade de mudanças no design do curso.

Keywords : Analítica da Aprendizagem; Formação de Professores; Educação a Distância; Gestão Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )