SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número65DIARIO VIRTUAL COMO ESPÁCIO DE (CIBER)FORMACIÓN Y MOVIMIENTO DE PRÁXIS EN EL CURSO DE PEDAGOGÍA DE UNEBFORMACIÓN DE PROFESORES Y CONOCIMIENTOS SOBRE ESTUDIANTES DE ALTA CAPACIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

GONCALVES, Marluce Torquato Lima  y  NUNES, João Batista Carvalho. ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM APLICADA À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO A DISTÂNCIA NA ÁREA DA GESTÃO ESCOLAR. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.338-354.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p338-354.

A analítica da aprendizagem (learning analytics) é um campo de pesquisa ainda em estádio inicial na América Latina, inclusive no Brasil. O artigo estabelece um modelo preditivo, com base na analítica da aprendizagem, para auxiliar no acompanhamento do desempenho dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade de educação a distância, de uma universidade localizada no Estado do Ceará (Brasil) e participante do Sistema UAB, no tocante à formação na área da gestão escolar. Adotou-se o método estatístico, mediante a aplicação da técnica de regressão logística multinomial a categorias de ações realizadas no Moodle por 274 estudantes em duas disciplinas da área da gestão escolar, distribuídos em sete polos. Os resultados evidenciaram categorias de ações que interferem diretamente no desempenho do aluno, seja para ser aprovado, reprovado por nota ou por falta, revelando a necessidade de mudanças no design do curso.

Palabras clave : Analítica da Aprendizagem; Formação de Professores; Educação a Distância; Gestão Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )