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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

RONDINI, Carina Alexandra  e  PEREIRA, Nielsen. (IN)FORMAÇÃO DE PROFESSORES AMERICANOS SOBRE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.355-377.  Epub 25-Out-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p355-377.

Apresenta-se reflexão sobre o processo (in)formativo e práxis de agentes educacionais de duas escolas de duas cidades de pequeno porte no Condado de Tippecanoe, Estado de Indiana, Estados Unidos, quanto aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Os dados, oriundos de entrevistas com 15 agentes educacionais dessas escolas e cidades, foram analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin, apoiada pelo Software IRAMUTEQ, examinando-se sete corpora do bloco temático Teacher training and knowledge about high-ability students. Os participantes revelaram-se distantes do perfil dos agentes educacionais brasileiros, que são dependentes das intervenções legais, passivos no processo de (in)formação e alienados para a práxis de diferenciação instrucional e curricular, ignorando os diferentes níveis e perfis dos estudantes. Diversamente, a práxis dos participantes assenta-se na formação básica, considerando imprescindível o desenvolvimento pleno dos estudantes e em níveis de excelência.

Palavras-chave : altas habilidades/superdotação; formação Docente; práxis.

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