SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número66ENTRE REDES DE MAESTROS Y COLECTIVOS LATINOAMERICANOS: ENREDANDO EXPERIENCIAS FORMATIVAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SUAREZ, Daniel  y  DAVILA, Paula. REDES DE FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PEDAGOGIA: DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE COLETIVOS DOCENTES JUNTO À UNIVERSIDADE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.19-30.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p19-30.

Na América Latina, grupos de professores, universidades, sindicatos, organizações comunitárias e gestões democráticas de educação vêm se difundindo, mobilizando e articulando em rede para disputar sentidos pedagógicos a partir de suas experiências escolares, promovendo processos de co-formação entre pares e intervindo em termos de política educacional por meio de seus trabalhos no debate público e especializado sobre educação. A Rede de Formação de Professores e Narrativas Pedagógicas, na qual realizamos grande parte do nosso trabalho como professores da Universidade de Buenos Aires, poderia ser inserida nesse movimento. Nele desdobramos e estudamos as narrativas de experiências como estratégia de pesquisa educacional, como dispositivo de formação e como obra pedagógica que intervém no campo. É uma experiência que tentou gerar coletivamente processos de criação, circulação, publicação e debate de saberes locais sobre educação: saberes narrativos.

Palabras clave : pedagogia; redes de formação e de pesquisa; comunidades docentes; documentação narrativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )