SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue66TRAINING, RESEARCH AND PEDAGOGY NETWORKS: NARRATIVE DOCUMENTATION OF TEACHIN COLLECTIVES AT THE UNIVERSITYPARTICULARITIES OF TEACHERS`ACADEMIC NETWORKS IN COLOMBIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

ARAUJO, Mairce da Silva; TRINDADE, Regina Aparecida Correia  and  FARIA, Danusa Tederiche Borges de. ENTRE REDES E COLETIVOS DOCENTES LATINO-AMERICANOS: TECITURAS EM EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.31-46.  Epub Oct 25, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p31-46.

Este artigo tem como foco experiências entre redes e coletivos docentes latino-americanos, no contexto da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-19, tomadas como movimentos de investigaçãoformação. A partir da trajetória da Rede de Docentes que Narram sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita (REDEALE) e do desejo de pensarfazer a formação e a educação entre pares latino-americanos, destacamos dois movimentos dialógicos vivenciados no ano de 2020: o “Projeto Memórias da Quarentena: diálogos entre Brasil e Peru” e a participação na Red de Educadores Cómplices Pedagógicos Latinoamericanos. Referenciadas em uma perspectiva qualitativa e dialógica, a reflexão sobre tais experiências nos possibilitou reafirmar a importância do diálogo entre redes como uma experiência instituinte; a indissociabilidade das dimensões pedagógica e política dos processos educativos; e a importância do movimento coletivo de luta latino-americano pela educação como prática de liberdade e humanização.

Keywords : formação docente; redes; movimentos de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )