SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número66REDES DE FORMACIÓN, INVESTIGACIÓN Y PEDAGOGÍA: DOCUMENTACIÓN NARRATIVA DE COLECTIVOS DOCENTES JUNTO A LA UNIVERSIDADSINGULARIDADES DE LAS REDES ACADÉMICAS DE LOS MAESTROS EN COLOMBIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

ARAUJO, Mairce da Silva; TRINDADE, Regina Aparecida Correia  y  FARIA, Danusa Tederiche Borges de. ENTRE REDES E COLETIVOS DOCENTES LATINO-AMERICANOS: TECITURAS EM EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.31-46.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p31-46.

Este artigo tem como foco experiências entre redes e coletivos docentes latino-americanos, no contexto da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-19, tomadas como movimentos de investigaçãoformação. A partir da trajetória da Rede de Docentes que Narram sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita (REDEALE) e do desejo de pensarfazer a formação e a educação entre pares latino-americanos, destacamos dois movimentos dialógicos vivenciados no ano de 2020: o “Projeto Memórias da Quarentena: diálogos entre Brasil e Peru” e a participação na Red de Educadores Cómplices Pedagógicos Latinoamericanos. Referenciadas em uma perspectiva qualitativa e dialógica, a reflexão sobre tais experiências nos possibilitou reafirmar a importância do diálogo entre redes como uma experiência instituinte; a indissociabilidade das dimensões pedagógica e política dos processos educativos; e a importância do movimento coletivo de luta latino-americano pela educação como prática de liberdade e humanização.

Palabras clave : formação docente; redes; movimentos de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )