SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número66DEL ENCUENTRO-MAESTRO, DEL CUIDADO Y DE LAS REDES Y COLECTIVOS DOCENTES EN AMÉRICA LATINACOLECTIVO DE DOCENTES NARRADORES/AS: EL ENTRETEJER DE REDES DE INVESTIGACIÓN-FORMACIÓN EN LA ESCUELA PRIMARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

ARAUJO, Maria Cristina Pansera de  y  NONENMACHER, Sandra Elisabet Bazana. PROCESSO FORMATIVO COLETIVO EM REDES DE DOCENTES INVESTIGADORES DESDE E NA ESCOLA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.74-87.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p74-87.

Esta narrativa, elaborada por duas professoras do Rio Grande do Sul, que vivenciam processos interativos em diferentes grupos de redes formativas e aprendentes, é uma maneira de sistematizar e homenagear aqueles que constituíram e constituem esses espaços. Os múltiplos sujeitos participantes são representados por fios, que se articulam e são tecidos, num processo de cooperação solidária, registrada na caminhada profissional e pessoal. A narrativa, como proposta epistêmico-metodológica, discorre sobre redes tecidas em diálogos e interações formativas sobre ensinar e aprender, com destaque para a Rede de Investigação na Escola (RIE) e sua influência na construção identitária de professores. As reflexões geradas, a partir dos encontros coletivos, ao mesmo tempo em que são autorreforçadas e espiraladas, produzem transformações, nas práticas educativas e nas concepções teóricas, em processos de libertação e emancipação de professores em formação inicial e continuada.

Palabras clave : Formação de professores; professor colaborativo investigativo; narrativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )