SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue66COLLECTIVE TRAINING PROCESS IN RESEARCH PROFESSORS NETWORKS SINCE AND AT SCHOOLDIGITAL LITERACY IN TIMES OF UNCERTAINTY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco  and  NASCIMENTO, Leandro Gileno Militão. COLETIVO DE DOCENTES NARRADORES(AS): O TECER DAS REDES DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO NA ESCOLA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.88-102.  Epub Oct 25, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p88-102.

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das redes e coletivos de docentes que realizam a investigação-formação a partir da escola e suas contribuições no debate sobre a formação docente na Educação Básica. Esta investigação-formação baseia-se na construção de relatos de experiências de professores(as) da Educação Básica que constituem coletivos de docentes narradores(as) como formas alternativas de organização pedagógica e de produção de outras pedagogias e saberes que habitam a escola. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir do dispositivo de pesquisa-ação-formação da Documentação Narrativa de Experiência Pedagógica (SUÁREZ, 2007), através dos princípios epistemopolíticos da autoria, da inclusão, da alteridade e da horizontalidade. Trata-se de um diálogo coparticipativo com as experiências construídas nas/pelas redes de formação latino-americanas e os relatos de docentes, coordenadores(as) e pesquisadores(as) do Coletivo Baiano de Docentes Narradores/as sobre os princípios e ações pedagógicas que mobilizam a formação construída a partir de uma outra epistemologia sobre a escola gestada no fluxo da ecologia dos saberes (SANTOS, 2010) e nas práticas insubmissas decoloniais que mobilizam o cotidiano escolar.

Keywords : formação docente; redes de investigação-formação; educação básica; documentação narrativa de experiências pedagógicas; pedagogia decolonial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )