SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número66PROCESO DE FORMACIÓN COLECTIVA EM REDES DE PROFESORES INVESTIGADORES DESDE Y EN LA ESCUELALA LITERACIDAD DIGITAL EN TIEMPOS DE INCERTIDUMBRE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco  y  NASCIMENTO, Leandro Gileno Militão. COLETIVO DE DOCENTES NARRADORES(AS): O TECER DAS REDES DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO NA ESCOLA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.88-102.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p88-102.

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das redes e coletivos de docentes que realizam a investigação-formação a partir da escola e suas contribuições no debate sobre a formação docente na Educação Básica. Esta investigação-formação baseia-se na construção de relatos de experiências de professores(as) da Educação Básica que constituem coletivos de docentes narradores(as) como formas alternativas de organização pedagógica e de produção de outras pedagogias e saberes que habitam a escola. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir do dispositivo de pesquisa-ação-formação da Documentação Narrativa de Experiência Pedagógica (SUÁREZ, 2007), através dos princípios epistemopolíticos da autoria, da inclusão, da alteridade e da horizontalidade. Trata-se de um diálogo coparticipativo com as experiências construídas nas/pelas redes de formação latino-americanas e os relatos de docentes, coordenadores(as) e pesquisadores(as) do Coletivo Baiano de Docentes Narradores/as sobre os princípios e ações pedagógicas que mobilizam a formação construída a partir de uma outra epistemologia sobre a escola gestada no fluxo da ecologia dos saberes (SANTOS, 2010) e nas práticas insubmissas decoloniais que mobilizam o cotidiano escolar.

Palabras clave : formação docente; redes de investigação-formação; educação básica; documentação narrativa de experiências pedagógicas; pedagogia decolonial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )