SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue66DIGITAL LITERACY IN TIMES OF UNCERTAINTYNATIONAL NETWORK OF LICENTIATE DEGREES IN RELIGIOUS EDUCATION AND THE SCHOOL RELIGIOUS DECOLONIZATION MOVEMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

DORNELES, Aline Machado  and  GALIAZZI, Maria do Carmo. CIRANDAR ENTRE CIRANDAS DE ESCRITA: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM REDE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.116-132.  Epub Oct 25, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p116-132.

Apresenta-se o projeto Cirandar: Rodas de Investigação na Escola, sediado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atualmente desenvolvido em parceria entre universidades, institutos federais e escolas, especialmente na metade sul do país. Trata-se de um projeto anual de formação de professores, realizado desde 2012. Relata-se um breve histórico do projeto e sua aposta na experiência docente partilhada nas rodas de formação em rede, fomentada pela escrita de relatos de experiência, na leitura entre pares e na reescrita desses relatos. O projeto visa a estimular, no diálogo e na escrita recursiva, questões de interesse educativo e pedagógico a partir da sala de aula de cada participante. O estudo sobre a experiência como modo de contextualizar o processo de formação fundamenta os princípios do projeto e a escrita do relato de experiência. Com suporte na pesquisa narrativa, compôs-se uma história a partir das narrativas construídas pelos participantes. Argumenta-se que o Cirandar promove a compreensão da sala de aula como lugar de formação, de invenção e de estudo e como foco de investigação a ser partilhado entre professores, tornando-se ele mesmo uma experiência de formação.

Keywords : formação de professores; narrativa; experiência docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )