Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194
Resumen
DORNELES, Aline Machado y GALIAZZI, Maria do Carmo. CIRANDAR ENTRE CIRANDAS DE ESCRITA: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM REDE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.116-132. Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p116-132.
Apresenta-se o projeto Cirandar: Rodas de Investigação na Escola, sediado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atualmente desenvolvido em parceria entre universidades, institutos federais e escolas, especialmente na metade sul do país. Trata-se de um projeto anual de formação de professores, realizado desde 2012. Relata-se um breve histórico do projeto e sua aposta na experiência docente partilhada nas rodas de formação em rede, fomentada pela escrita de relatos de experiência, na leitura entre pares e na reescrita desses relatos. O projeto visa a estimular, no diálogo e na escrita recursiva, questões de interesse educativo e pedagógico a partir da sala de aula de cada participante. O estudo sobre a experiência como modo de contextualizar o processo de formação fundamenta os princípios do projeto e a escrita do relato de experiência. Com suporte na pesquisa narrativa, compôs-se uma história a partir das narrativas construídas pelos participantes. Argumenta-se que o Cirandar promove a compreensão da sala de aula como lugar de formação, de invenção e de estudo e como foco de investigação a ser partilhado entre professores, tornando-se ele mesmo uma experiência de formação.
Palabras clave : formação de professores; narrativa; experiência docente.