SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número66CIRANDAR ENTRE CIRANDAS DE ESCRITURA: EXPERIENCIA DE FORMACIÓN EN REDEPISTEMOLOGÍA INTERCULTURAL DECOLONIAL Y EDUCACIÓN ESCOLAR INDÍGENA EN UN CONTEXTO URBANO: ENTRE FORMACIÓN/IDENTIDAD/PRAXIS DE PROFESORES INDÍGENAS EN LA CIUDAD DE MANAUS-AM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

CECCHETTI, Elcio  y  TEDESCO, Anderson Luiz. REDE NACIONAL DAS LICENCIATURAS EM ENSINO RELIGIOSO E O MOVIMENTO DE DECOLONIZAÇÃO RELIGIOSA DA ESCOLA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.133-149.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p133-149.

O artigo objetiva contextualizar a criação e fortalecimento do movimento de transformação epistemológica e pedagógica do Ensino Religioso, com a finalidade de analisar as contribuições da Rede Nacional de Licenciaturas em Ensino Religioso (RELER) para a decolonização religiosa da escola. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo bibliográfico e documental. A coleta dos dados é proveniente do estudo da literatura científica produzida por diferentes autores de perspectiva decolonial, e de documentos que sustentam a proposta do Ensino Religioso não confessional. Os resultados indicam que: a colonialidade subsiste nos campos religioso e educativo; o Ensino Religoso confessional reproduz os processos históricos de imposição e homogeneização religiosa; o movimento de decolonização do Ensino Religoso alterou seus fundamentos epistemológicos e pedagógicos para contribuir no processo de reconhecimento da diversidade religiosa; a Rede Nacional de Licenciaturas em Ensino Religioso (RELER) vem atuando com protagonismo no campo da formação de docentes para o Ensino Religioso de perspectiva decolonial e, portanto, não confessional.

Palabras clave : formação de professores; ensino religioso; decolonialidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )