SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue66NATIONAL NETWORK OF LICENTIATE DEGREES IN RELIGIOUS EDUCATION AND THE SCHOOL RELIGIOUS DECOLONIZATION MOVEMENTNOTES OF A THEORETICAL-PLAYING COUNTER COLONIAL METHODOLOGY: MEETINGS OF EDUCATORS AND EDUCATORS AT ‘WHAT’ DISTANCE? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

PAES, Luciane Rocha; ARAUJO, Jucinôra Venâncio de Souza  and  SANTOS, Rita Floramar Fernandes dos. EPISTEMOLOGIA INTERCULTURAL DECOLONIAL E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM CONTEXTO URBANO: ENTRE FORMAÇÃO/IDENTIDADE/PRÁXIS DE PROFESSORES INDÍGENAS NA CIDADE DE MANAUS-AM. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.150-172.  Epub Oct 25, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p150-172.

Este texto tem por objetivo fazer uma interlocução entre a epistemologia intercultural decolonial e a educação escolar indígena a partir dos aspectos das práxis de resistência e de identidade de professores indígenas em contexto urbano na cidade de Manaus-AM. A pesquisa é de cunho qualitativo decolonial, visa promover discussões acerca das perspectivas diversificadas de educação escolar dos povos indígenas, tendo como metodologia a pesquisa teórica e de campo, evidenciando o trabalho de duas professoras indígenas, dos povos Tikuna e Kokama. Constatou-se que há limitações, desafios e contradições nesse processo de educação decolonial, porém as práticas educativas empreendidas por essas docentes indígenas possibilitam a aprendizagem das tradições socioculturais de seus povos, sua autoformação, bem como ressignificam suas identidades docentes, mesmo em um contexto adverso urbano predominantemente ocidentalizado.

Keywords : educação diferenciada; epistemologia intercultural decolonial; identidade docente indígena; Tikuna; Kokama.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )