SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número66APUNTES DE UNA METODOLOGÍA TEÓRICO-JUGADORA CONTRACOLONIAL: ENCUENTROS DE EDUCADORES Y EDUCADORAS ¿A ‘QUÉ’ DISTANCIA?LUCHAS Y FORMACIÓN PARA OTROS PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

JAGER, Josiane Jarline  y  NORNBERG, Marta. A FORMAÇÃO ENTRE PARES COMO AÇÃO ÉTICA E POLÍTICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.191-206.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p191-206.

Este artigo apresenta e discute a formação entre pares no âmbito do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com base nos princípios e procedimentos do método interpretativo, 34 relatórios de formadoras e orientadoras de estudo foram analisados. A problematização teórica foi amparada por estudos do campo da formação de professores, da teoria pedagógica e da filosofia política. A formação entre pares e o aprender com o outro são tematizadas no plano da ética e da política, dimensões intrínsecas à docência. A análise dos relatórios demonstra que a formação entre pares acontece num espaço entre Escola e Universidade, na imbricação entre comunidade de formadores de professores e comunidade de professores. A formação entre pares é potencializada quando são garantidos espaços de diálogo e de reflexão coletiva, o que permite aprender com o outro e sustentar a formação como troca intelectual, pautada na responsabilidade profissional e política.

Palabras clave : formação de professores; relação universidade e escola; diálogo e reflexão coletiva; PNAIC.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )