SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número66LA FORMACIÓN ENTRE PARES COMO ACCIÓN ÉTICA Y POLÍTICACOMPOSICIONES COMPLEJAS DE UNA FORMACIÓN: ENTRE LA MATERIA PRIMA Y LA OBRA MAESTRA DEL MAESTRO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

MOREIRA, Sueli de Lima; ROCHA, Graciane de Souza  y  SANTOS, Aldaléa Figueiredo dos. LUTAS E FORMAÇÃO PARA PROFESSORXS OUTRXS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.207-207.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p207-219.

Este artigo compartilha a trajetória, iniciada em 2016, do Grupo de Pesquisa-Ação Pedagógica Coletivo Investigador (FFP/UERJ), seus trabalhos e reflexões, nascidos sob a perspectiva das pedagogias latino-americanas. Com o objetivo de contribuir para a formulação de uma perspectiva epistemológica “outra” (DUSSEL, 1986) para a formação docente, o projeto investe na instauração de um “novo lugar institucional” (NÓVOA, 2017) e na vinculação entre as lutas docentes, o cotidiano escolar, os estágios supervisionados, o ensino e a pesquisa embasada em formulações de autores decoloniais, como Freire (1982), Fanon (2015) e Walsh (2009), e nas Epistemologias do Sul (SANTOS, 2007, 2020). A experiência indica caminhos para uma formação docente decolonial, contextualizada na luta de povos latinos, na pesquisa colaborativa, no trabalho coletivo, numa “outra cultura” para relações pedagógicas, saberes e lugares.

Palabras clave : universidades; capacitação de professor; ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )