SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número66COMPOSICIONES COMPLEJAS DE UNA FORMACIÓN: ENTRE LA MATERIA PRIMA Y LA OBRA MAESTRA DEL MAESTRO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

MESQUITA, Silvana Soares de Araujo. O CENÁRIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: O CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.235-258.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p235-258.

Este trabalho tem como objeto de estudo a formação de professores dos anos iniciais na cidade do Rio de Janeiro. Procurou-se compreender como a formação de professores tem se efetivado e identificar a sua influência na profissionalização docente. O texto trata-se de um ensaio teórico que tem como base uma pesquisa quantitativa, realizada a partir do recorte dos microdados do Enade, Censo da Educação Básica e Superior de 2017 e da produção de tabelas e gráficos comparativos. Os interlocutores teóricos são os estudos de formação e profissão docente. O texto mapeia três cenários: os professores dos anos iniciais em atuação; o curso de pedagogia como lócus de formação de professores dos anos iniciais; o curso normal: presente! Identifica-se que é preciso apostar em um processo de universitarização articulado com a escola, visando à identificação de um conjunto de saberes, de elementos identitários e éticos que caracterizem a profissão. Professores em atuação e pesquisadores precisam se aproximar produzindo o novo, resgatando o antigo e articulando experiências para a consolidação de um lugar de formação de professores.

Palabras clave : formação de professores; profissionalização docente; anos iniciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )