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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SILVA, Maria Alda Tranquilino da  y  SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POTIGUARA DA PARAÍBA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.67, pp.55-74.  Epub 13-Ene-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p55-74.

O presente artigo tem como objetivo dialogar acerca das práticas pedagógicas dos professores da etnia Potiguara que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no estado da Paraíba, e como essas práticas contribuem para o fortalecimento da cultura indígena. Para tanto, nos baseamos em autores que problematizam e refletem sobre a Educação de Jovens e Adultos, tais como Machado (2009) e Silva (2011); sobre a Educação Escolar Indígena, como Barcellos (2012), Munduruku (2009) e Palitot (2017); e no tocante às discussões do campo das práticas pedagógicas, a exemplo de Bonin (2012), Candau (2014) e Freire (1996), entre outros. De abordagem qualitativa, os dados foram gerados por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores indígenas da etnia Potiguara que ministram os componentes curriculares específicos à EJA indígena: Etno-história, Arte e Cultura e Língua Tupi, assim como pelo diário de campo. Estes dados foram analisados sob as lentes da Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2016). Como resultado identificamos que a educação contextualizada, o protagonismo indígena, a participação, a criticidade, a organização e o diálogo são elementos presentes e potentes nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores indígenas nos territórios Potiguara. A conclusão que obtivemos é que tais práticas precisam ser assumidas por todos os professores dos demais componentes curriculares, como dispositivo para o fortalecimento da cultura dessa etnia.

Palabras clave : educação de jovens e adultos; educação escolar indígena; práticas pedagógicas.

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