SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue67PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS PARAÍBA’S POTIGUARARACISM AGAINST INDIGENOUS PEOPLES AND EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

ROCHA, Ivana Aparecida de Araujo  and  SARAVALI, Eliane Giachetto. IDENTIDADE, DIVERSIDADE E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS: PESQUISA-AÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.67, pp.75-97.  Epub Jan 13, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p75-97.

O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa-ação cujos objetivos consistiram em analisar as noções que alunos do Ensino Fundamental possuem acerca da identidade, da diversidade e da cultura dos povos indígenas, bem como promover uma intervenção pedagógica sobre o tema. Participaram do estudo 27 alunos do quinto ano, de uma escola da rede particular localizada no interior paulista. Na fase diagnóstica, os estudantes, submetidos a uma entrevista semiestruturada, apresentaram ideias em que os indígenas são reconhecidos somente por aspectos aparentes e caricatos, com argumentos alicerçados em estereótipos. Na fase de ação, foram desenvolvidas com a turma dezenove atividades planejadas, com o intuito de fornecer informações, promover o debate e trocas, que possibilitaram a valorização dos povos originários do nosso País. Os resultados da fase de avaliação demonstraram avanços nas crenças dos participantes que se desprenderam de estigmas e passaram a valorizar a diversidade e a cultura desses povos.

Keywords : povos Indígenas; pesquisa-ação; ensino fundamental; intervenção pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )