SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número67EXPOSIÇÕES COLABORATIVAS COM OS POVOS INDÍGENAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO MUSEU DE HISTÓRIA NATURALO CONTEXTO HISTÓRICO-REAL DA LÍNGUA TZ’UTUJIL E SEUS DESAFIOS EM SANTA MARÍA VISITACIÓN, GUATEMALA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

GORETE NETO, Maria. REFLEXÕES SOBRE O PORTUGUÊS FALADO POR POVOS INDÍGENAS: RESISTÊNCIA E RESSIGNIFICAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.67, pp.214-231.  Epub 13-Jan-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p214-231.

A entrada dos povos indígenas na universidade tem visibilizado suas culturas, cosmovisões, epistemologias e o uso que fazem de suas línguas, dentre elas a língua portuguesa. Os estudos sobre o português falado por povos indígenas são ainda poucos e necessitam de aprofundamento. É com o objetivo de contribuir para esta reflexão que este artigo discute algumas características do português indígena e analisa duas dissertações de mestrado escritas por mulheres indígenas (BOMFIM, 2012; CORREA XAKRIABÁ, 2018), com o intuito de compreender como essa variedade aparece em textos acadêmicos. A análise, de cunho qualitativo, busca evidenciar pistas de indigenização do português, tais como: uso de vocábulos da língua indígena, ressignificação de conceitos, organização textual, dentre outros. A pesquisa mostra que mesmo textos fortemente monitorados, como dissertação de mestrado, não impedem a utilização do português indígena. Espera-se que a discussão contribua para uma maior compreensão do significado desta língua para os povos indígenas e para a sua valorização, principalmente nas universidades.

Palavras-chave : português indígena; línguas indígenas; português acadêmico; identidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )