SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número67REFLEXIÓN SOBRE EL PORTUGUÉS HABLADO POR PUEBLOS INDÍGENAS: RESISTENCIA E RESIGNIFICACIÓNUNA PEDAGOGÍA DE LAS “RETOMADAS” - ENSEÑANZAS Y APRENDIZAJES DESDE EL PUEBLO INDÍGENA ANACÉ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

PEREZ, Francisco Efraín Dionisio. O CONTEXTO HISTÓRICO-REAL DA LÍNGUA TZ’UTUJIL E SEUS DESAFIOS EM SANTA MARÍA VISITACIÓN, GUATEMALA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.67, pp.232-247.  Epub 13-Ene-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p232-247.

A partir de 1580, o povoado de Santa María Visitación - povoamento do altiplano guatemalteco, localizado no departamento de Sololá - experimentou uma nova ruptura com a chegada dos espanhóis ao reino de Tz’utujil. Um novo contexto se inicia e nesse sentido a parte idiomática foi afetada pela urgência de aprender espanhol. Assim, este trabalho quer oferecer um percurso histórico específico pelo qual a língua Tz’utujil passou até agora, onde são detectados e analisados os diferentes desafios, acontecimentos e atores que na época influenciaram tal percurso. Para sua compreensão, refletimos sobre o passado da realidade idiomática levando em conta temas como a visão dos missionários, a territorialidade e o surgimento de novos grupos falantes, a realidade escolar do ponto de vista linguístico e a comparação de novos desafios. O artigo aborda esse tema para abrir campos de pesquisa e despertar interesse para que, junto com outras entidades, seja possível empreender um projeto de resgate e fortalecimento da aprendizagem da língua materna com a nova geração. Daí vem esse interesse pelo qual se escreve o artigo pedindo que não se esqueça da situação linguística da cidade de Santa María Visitación.

Palabras clave : linguagem; povos nativos; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )