SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número67TERRITÓRIO MITÃ KUERA: O CENÁRIO MULTIÉTNICO DO SER CRIANÇA INDÍGENAINTERCULTURALIDADE E CULTURA POPULAR: DEBATENDO A FOLCLORIZAÇÃO DENTRO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

CHAVEZ, Aní Dario Hernandes  e  FARIA, Ivani Ferreira de. MUXES NA INTERCULTURALIDADE E TERRITORIALIDADE DA COMUNIDADE ZAPOTECA EM OAXACA-MÉXICO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.67, pp.288-288.  Epub 13-Jan-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p288-307.

Este estudo buscou compreender a territorialidade dos Muxes e como as políticas interculturais podem valorizar a sua identidade na comunidade zapoteca, Oaxaca, México. Nesta investigação, foram realizados trabalhos de campo e reconhecimento do território nos limites de Juchitán e Santo Domingo de Tehuantepec, com a ajuda dos muxes para o registro de testemunhos de como é o codidiano deles nesta região com metodologias participantes, respeitando suas cosmologias, fundamental para a promoção da autonomia. Os muxes respondem a um papel estabelecido pela sociedade, pelo trabalho que alguns continuam a desempenhar, pelo seu corpo e desejo homoerótico que tem uma função social específica nas relações de dominação dos homens. A inter-relação de homens, mulheres e muxes para o sustento cultural, social e econômico de Juchitán mostra como há mais de uma história de gênero fixa e linear, sem que isso resulte na ausência de relações de dominação.

Palavras-chave : políticas públicas; interculturalidade; identidade; gênero; Muxe.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )