SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue68THE PREPARATION OF THE TALE AND THE STORY TELLER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

ROLDAO, Flávia Diniz; VITORINO, Anderson Francisco  and  SA, Ricardo Antunes de. NARRAR HISTÓRIAS SOB O PENSAR COMPLEXO: COMPREENDER O HUMANO, INCLUIR E RELIGAR SABERES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.20-33.  Epub Jan 13, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p20-33.

Este artigo apresenta uma investigação teórico-bibliográfica em relação ao ato de contar histórias e como este pode ser compreendido à luz do Pensamento Complexo a partir de escritos selecionados de Morin. Buscou-se construir uma compreensão de como a narração e a fruição de histórias podem ser trabalhadas na educação sob a perspectiva da inclusão. A investigação aponta que, segundo Morin, a literatura pode favorecer à compreensão do humano e sua multidimensionalidade. Sendo assim, desvela a religação entre a razão e a emoção; a dimensão subjetiva e a objetiva; o imaginário e o real, a linguagem lógica racional e a analógico-simbólica; os aspectos da singularidade e da universalidade humana; a dimensão individual e suas tensões com a sociedade. Propõe-se a literatura como um caminho de inclusão na educação.

Keywords : contação de histórias; pensamento complexo; compreensão humana; inclusão; eeligação dos saberes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )