SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número68A PREPARAÇÃO DO CONTO E DO CONTADOR DE HISTÓRIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

ROLDAO, Flávia Diniz; VITORINO, Anderson Francisco  e  SA, Ricardo Antunes de. NARRAR HISTÓRIAS SOB O PENSAR COMPLEXO: COMPREENDER O HUMANO, INCLUIR E RELIGAR SABERES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.20-33.  Epub 13-Jan-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p20-33.

Este artigo apresenta uma investigação teórico-bibliográfica em relação ao ato de contar histórias e como este pode ser compreendido à luz do Pensamento Complexo a partir de escritos selecionados de Morin. Buscou-se construir uma compreensão de como a narração e a fruição de histórias podem ser trabalhadas na educação sob a perspectiva da inclusão. A investigação aponta que, segundo Morin, a literatura pode favorecer à compreensão do humano e sua multidimensionalidade. Sendo assim, desvela a religação entre a razão e a emoção; a dimensão subjetiva e a objetiva; o imaginário e o real, a linguagem lógica racional e a analógico-simbólica; os aspectos da singularidade e da universalidade humana; a dimensão individual e suas tensões com a sociedade. Propõe-se a literatura como um caminho de inclusão na educação.

Palavras-chave : contação de histórias; pensamento complexo; compreensão humana; inclusão; eeligação dos saberes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )