SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número68CONTAR E PLANEJAR: EXPERIÊNCIA COM CONTAÇÔES DE HISTÓRIAS NO CELLIJCONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO TEMPO-ATENÇÃO DA AULA: CONVERSAÇÕES COM/ENTRE ANCESTRALIDADES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

BARBY, Ana Aparecida de Oliveira Machado; RATUCHNE, Paloma Aparecida Oliveira  e  SPINARDI, Gabriela Christine. CONTAÇÃO DE HISTÓRIA MEDIADA PELA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO TEA: REVISANDO ESTUDOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.69-84.  Epub 13-Jan-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p69-84.

O objetivo do estudo foi investigar as pesquisas brasileiras sobre a contação de histórias utilizando a Comunicação Ampliada e Alternativa (CAA) como recurso pedagógico, para estudantes no Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre os anos de 2015 e 2021. Os estudos foram selecionados nas plataformas Google Acadêmico, CAPES e SciELO, com os descritores TEA e contação de história; CAA, TEA e contação de história; Comunicação Alternativa e autismo. A pesquisa foi de análise qualitativa, com revisão bibliográfica. Todos os estudos selecionados relataram resultados positivos na comunicação com crianças no TEA a partir do emprego da CAA na contação de histórias. Concluiu-se que o número de pesquisas sobre o tema é escasso e recente, e a maioria na área da saúde, evidenciando a necessidade de maiores investimentos em metodologias alternativas de ensino para estudantes TEA e incentivo a produções acadêmicas na área educacional.

Palavras-chave : autismo; narração de histórias; sistema de comunicação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )