SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue68STORY TELLING MEDIATED BY ALTERNATIVE COMMUNICATION IN ASD: REVIEWING STUDIESSTORYTELLING TO, WITH, AND BY CHILDREN IN EARLY CHILDHOOD SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

CAMPESATO, Maria Alice Gouvêa. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO TEMPO-ATENÇÃO DA AULA: CONVERSAÇÕES COM/ENTRE ANCESTRALIDADES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.85-85.  Epub Jan 13, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p85-102.

Este artigo explora qual o lugar da contação de histórias no tempo-atenção da aula em época de hiperaceleração e excessos e de que maneiras a palavra pode ser tomada como força-potência (trans)formadora de mundos e de modos de existência. Para tal, estabelece aproximação entre práticas ocidentais muito antigas e as tradições africana e ameríndia, desde a perspectiva da oralidade. O texto parte de uma pesquisa arquegenealógica que investigou a aula da Antiguidade aos dias atuais, e de outra pesquisa que investiga a relação da palavra, da voz e da escuta nas tradições africanas e indígenas. Como material empírico, toma textos da tradição greco-romana e os textos A queda do Céu, de Kopenawa e Albert, e A tradição viva, de Hampâté Bâ. Como ferramental teórico-metodológico, utiliza-se da análise do discurso foucaultiana. Conclui que a contação de histórias no espaço áulico é uma possibilidade para provocar outras formas de existência e fabricação de novas verdades.

Keywords : linguagem oral; formação; escuta.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )