SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue68STORYTELLING IN THE TIME-ATTENTION OF THE CLASS: CONVERSATIONS WITH/BETWEEN ANCESTRALITIESTELLING STORIES IN SPECIALIZED EDUCATIONAL SERVICE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA, COM E POR CRIANÇAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.103-116.  Epub Jan 13, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p103-116.

Este artigo propõe a análise de performances narrativas de crianças pequenas produzidas na oficina lúdica “Caixinha de guardar o tempo”, realizada presencialmente em dezembro de 2021, em quatro instituições públicas de Educação Infantil localizadas em regiões periféricas do Distrito Federal. Estabelece-se um diálogo entre saberes da Teoria Histórico-Cultural, dos Estudos Sociais da Infância e dos Estudos da Performance como aporte teórico, para discutir a potência da contação de histórias por crianças pequenas na escola da infância, em uma perspectiva de partilha dialógica. O percurso metodológico foi trilhado a partir da etnografia performativa com práticas artístico-pedagógicas de mediação de leitura e contação de histórias, abrindo espaço e tempo para a criação e materialização das performances narrativas das crianças pequenas, com a gravação em áudio, transcrição e produção da obra Crianças Narradoras. Destaca-se a compreensão das formas singulares como crianças pequenas criam e (re)criam, com autoria, as histórias narradas em contextos educativos, que se evidenciam como prática performativa de produção de culturas na infância.

Keywords : infância; educação infantil; performance; contação de histórias; experiência estética.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )