SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número68CONTAR HISTORIAS EN LA ATENCIÓN EDUCATIVA ESPECIALIZADA: PERSPECTIVAS CONTEMPORÁNEASCOMUNIDAD NARRATIVA Y PERFOMANCE: LA EDUCACIÓN DE LOS NIÑOS A CUENTACUENTOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

DUARTE, Thais Braz  y  CANDA, Cilene Nascimento. A PERFORMANCE DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA COREOGRAFIA DO PENSAMENTO A PARTIR DAS INFÂNCIAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.130-147.  Epub 13-Ene-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p130-147.

A relação entre a contação de história e a educação básica é compreendida em sua dimensão cosmoperceptiva e em referência a princípios de sociedades de tradição oral. A performance se constitui como conceito e fio metodológico para entender acontecimentos do estado brincante ao contar histórias. A metodologia é revestida pelo campo epistemológico da afroperspectividade, assentado em saberes afrocentrados, concebendo a pesquisa como acontecimento que atravessa corpos, memórias e sentidos. São recuperados fios de experiências de performances, para analisar a natureza híbrida e a potencialidade da contação de histórias. Na pesquisa, é dada à criança a voz de seus saberes: atenta aos mistérios, interessada pela magia dos contos e apresenta lições sobre a existência: viver entre a brincadeira e a narrativa, convite profundo a uma compreensão complexa sobre a oralidade que dá corpo à contação de histórias.

Palabras clave : oralidade; afroperspectividade; performance; contação de histórias; infâncias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )